Dúvidas? Ligue-nos

• Dependência Química
  • Alcoolismo
  • Clínica de Recuperação

1. O que é dependência química?

A Dependência química é uma condição grave que se caracteriza por tomar ou administrar drogas de forma excessiva e repetida, até que você se torne dependente dessas substâncias para funcionar no dia a dia.
As pessoas podem se tornar dependentes químicos de drogas como heroína, cocaína / cocaína crack, MDMA / ecstasy ou drogas de clube cada vez mais prevalentes, ou podem desenvolver um vício prejudicial em drogas legais prescritas.
O vício em drogas ilegais pode se desenvolver como resultado da curiosidade ou da pressão dos colegas e o que pode parecer divertido para começar, pode logo se tornar um problema sério e de longo prazo.
As pessoas podem cair no hábito destrutivo da Dependência química em medicamentos controlados após tomar o medicamento por um motivo médico legítimo, geralmente como um meio de fornecer alívio da dor de curto prazo após uma operação ou lesão, antes de desenvolver um vício prejudicial ao medicamento ou usá-lo de forma recreativa. Sem um tratamento abrangente para a Dependência química pode causar uma série de problemas físicos e psicológicos devastadores e pode até resultar em morte.

2. O que é um vício em álcool?

A dependência do álcool, comumente referida como 'alcoolismo' ou 'transtorno por uso de álcool', desenvolve-se como resultado do consumo excessivo de álcool, a ponto de você se tornar fisicamente e psicologicamente dependente do álcool para funcionar de maneira eficaz no dia a dia. Sem um tratamento abrangente para o vício do álcool, o alcoolismo pode causar uma série de problemas físicos e psicológicos devastadores e pode até resultar em morte.

O vício do álcool é frequentemente uma condição muito secreta, com muitos sofredores indo ao extremo para esconder seus hábitos de consumo não saudáveis, que podem resultar em isolamento e retraimento social. Por outro lado, muitas pessoas viciadas em álcool podem negar a extensão e a gravidade de seu hábito, o que pode impedi-las de buscar a ajuda especializada para a dependência de álcool e a reabilitação de que precisam.

Você acha que poderia reconhecer os sinais de dependência de álcool?

Dê uma olhada no post sobre os sinais ocultos de alcoolismo para ver quantos você consegue identificar.

3. O que é uma clínica de recuperação?

Uma Clínica de Recuperação é um centro de tratamento especializado a atender pacientes que lutam contra todos os vícios, como álcool, drogas, jogos de azar, comida, sexo, compras, etc. e os ensina por meio de várias estratégias psicológicas e comportamentais, precisamente como se recuperar.

4. Sinais e sintomas de dependência química

A dependência química está associada a uma ampla gama de sintomas que podem variar dependendo do tipo de droga que você viciou, seu método de ingestão da droga, a quantidade da droga que você está consumindo, a frequência de seu uso de drogas, como além de ser único para cada indivíduo.

Informações mais detalhadas sobre os sintomas da dependência química podem ser encontradas em nossa página de sintomas de dependência química.

No entanto, a seguir estão os sinais e sintomas mais comuns de dependência química, que podem indicar que você ou alguém que você conhece está lutando contra o uso indevido de drogas:

• Descobrir que você construiu uma tolerância à droga, o que significa que você precisa consumir doses cada vez mais altas da droga, e com mais frequência, a fim de experimentar o 'barato' desejado;
• Concentrando-se cada vez mais na obtenção e uso da droga;
• Ser desonesto ou enganar sobre a quantidade e a frequência do uso de drogas;
• Gastar muito dinheiro com drogas, mesmo que você não possa pagar;
• Desejo intenso pela droga, a ponto de afetar seu humor ou níveis de concentração;
• Tomar drogas para tentar se 'automedicar' e lidar com problemas de saúde mental pré-existentes, como depressão , ansiedade ou estresse;
• Continuar a consumir drogas apesar dos efeitos negativos que isso teve na sua vida pessoal, doméstica, profissional ou social;
• O aparecimento de sintomas de abstinência do medicamento se você parar de tomar ou não conseguir obtê-lo;

5. Quais são os sinais e sintomas mais comuns da dependência do álcool?

A dependência do álcool está associada a uma ampla gama de sintomas que podem variar de acordo com a quantidade e frequência do uso de álcool, além de serem exclusivos de cada indivíduo. Informações mais detalhadas sobre os sintomas da dependência do álcool podem ser encontradas em nossa página de sintomas da dependência do álcool . No entanto, os seguintes são os sinais e sintomas mais comuns a serem observados, o que pode indicar que você ou alguém que você conhece está lutando contra um problema com bebida:

✓ Mentir ou enganar sobre a quantidade e a frequência de seus hábitos de beber;

✓ Descobrir que construiu tolerância ao álcool, o que significa que precisa beber uma quantidade cada vez maior de álcool para se sentir 'bêbado';

✓ Bebendo muito sozinho;

✓ Bebendo a ponto de desmaiar;

Perdendo ocasiões especiais devido aos seus hábitos de beber ✓ Beber álcool logo pela manhã;

✓ Desejos intensos de álcool, na medida em que afetam seu humor ou níveis de concentração;

✓ 'Auto-medicação' com álcool por causa de problemas pré-existentes, como depressão , ansiedade ou estresse;

✓ Continuar a beber apesar dos efeitos negativos que isso teve em sua casa, trabalho ou vida social.

6. Mas o que é recuperação e quando alguém pode afirmar que está em recuperação?

Pode-se dizer que um adicto que conseguiu romper com seus comportamentos de dependência é considerado "em recuperação", más esta é uma explicação bastante superficial.

Um paciente em recuperação frequentemente compartilhará que sua recuperação foi um milagre, simplesmente porque nunca acreditou que fosse possível.

Para aqueles em tratamento da dependência química na nossa Clínica de Recuperação, a recuperação é uma realidade. Nossa confiança em nosso programa é totalmente refletida em nossa política de recaídas: caso um paciente tenha uma recaída dentro de 6 meses após completar nosso programa de 12 semanas, oferecemos um retorno complementar ao tratamento por um mês.

Tratamos habilmente todos os aspectos da doença em um indivíduo, garantindo um tratamento de recuperação personalizado. Queremos garantir que você ou seu ente querido tenham a melhor chance de uma recuperação completa e duradoura do vício.

7. Causas da dependência química

A dependência química se desenvolve devido a um processo psicológico conhecido como 'reforço positivo'. O reforço positivo incentiva a formação de um padrão de comportamento, oferecendo uma recompensa por esse comportamento.

No contexto da dependência química, diferentes tipos de drogas podem fazer com que os indivíduos experimentem resultados "positivos", como alta energia, confiança, prazer, relaxamento e euforia, o que torna mais provável que busquem novamente esses sentimentos ao consumir a droga de uma maneira repetida.

Este ciclo de exposição contínua à droga pode resultar no desenvolvimento da dependência química prejudicial, em oposição a um comportamento "pontual".

Assim como o impacto do reforço positivo, pesquisas indicam que há uma série de fatores que podem aumentar a suscetibilidade de um indivíduo a desenvolver a dependência química, esses incluem:

• Genética - a pesquisa sugere que se você tem um membro próximo da família, como um pai ou irmão, que sofre de dependência de drogas, então você corre um risco maior de desenvolver dependência de drogas. É provável que isso se deva a fatores genéticos e hereditários que estão associados ao uso indevido de substâncias, em combinação com influências ambientais e o resultado da exposição precoce a comportamentos aditivos, que serviram para normalizar esse comportamento.

• Problemas de saúde mental existentes - você pode correr um risco maior de desenvolver dependência de drogas se já estiver lutando contra um problema de saúde mental não tratado, como depressão ou ansiedade. Isso ocorre porque muitas pessoas tentam se automedicar com drogas como uma tentativa de controlar seus sintomas depressivos ou ansiosos, que podem piorar seu bem-estar com o tempo.

• Eventos de vida - vivenciar eventos de vida estressantes, como perder um emprego, lutar com dificuldades financeiras, sofrer um luto ou passar por um evento traumático, também têm sido associados ao desenvolvimento da dependência de drogas. De forma semelhante às condições de saúde mental não tratadas, o trauma e o estresse associados a esses tipos de eventos podem fazer com que os indivíduos se automediquem com drogas, o que pode levar ao desenvolvimento de um vício destrutivo e perigoso.

8. O que causa o desenvolvimento do vício em álcool?

Um vício se desenvolve devido a um processo psicológico conhecido como 'reforço positivo'. O reforço positivo incentiva a formação de um padrão de comportamento, oferecendo uma recompensa por esse comportamento. No contexto da dependência do álcool, o consumo de álcool faz com que as pessoas experimentem resultados positivos, como confiança, relaxamento e prazer, o que torna mais provável que busquem esses sentimentos novamente bebendo mais álcool. Esta exposição contínua pode gradualmente evoluir para um vício prejudicial, em oposição a um comportamento "único".

Além do impacto do reforço positivo, a pesquisa sugere que há uma série de fatores-chave que aumentam a probabilidade de desenvolver dependência do álcool. Esses incluem:

✓ Genética;
✓ Problemas de saúde mental existentes;
✓ Vivenciando eventos estressantes ou traumáticos;
✓ Você pode visitar nossa página de causas do alcoolismo, para obter informações mais detalhadas sobre o papel desses fatores no desenvolvimento do alcoolismo.

9. Como funciona o tratamento na clínica de recuperação?

O tratamento é visto como um ponto de partida para uma vida mais saudável, baseada na recuperação, livre dos impactos da adicção ativa. São oferecidos programas de recuperação especializados para cada indivíduo garantindo assim uma recuperação saudável e duradoura.

10. Dicas de autoajuda para lidar com os estágios iniciais da da dependência química

Abaixo estão algumas dicas que você pode usar para ajudá-lo a lidar com os estágios iniciais da dependência química:

• Admita que você tem problemas com a quantidade e a frequência das drogas que está consumindo;
• Seja honesto com seus amigos e familiares sobre seu problema com drogas;
• Evite tentações e influências negativas;
• Aceite que o processo de obtenção da abstinência de drogas será um desafio e prepare-se para fazer algumas mudanças significativas em sua vida.

24 horas

Aberto 24 horas por dia para conveniência, acesso rápido e fácil

Clinica de Recuperação

Tratamentos clínicos resgate 24 horas com internação imediata